Acupuntura

Acupuntura é uma prática tradicional chinesa usada há milhares de anos de forma terapêutica, e reconhecida desde 1995 no Brasil. Essa técnica consiste na introdução de agulhas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de aliviar dores musculares, articulares e tensões. É também uma terapia destinada a equilibrar e harmonizar a energia vital do corpo.

A técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, através do equilíbrio entre yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimula a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Está muito associada na recuperação do organismo como um todo, pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico, emocional e controle da dor.

É indicada também para tratar diversas doenças e transtornos de funcionamento do corpo como: dores em geral, depressão, insônia, estresses, vícios, doenças respiratórias, obesidade, doenças dermatológicas, enxaquecas, constipação intestinal, gastrite, entre outras.

Acupuntura Auricular

Esta técnica consiste no estímulo de áreas localizadas no pavilhão auricular com o objetivo de promover o equilíbrio energético. É utilizada no tratamento de enfermidades físicas e psíquicas, bem como para potencializar o efeito de outros tratamentos, promovendo a melhora ou alívio dos sintomas.
Pode ser realizada com ou sem agulhas. E quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha.