Desportiva

Todo atleta que treina frequentemente e de forma intensa está suscetível a sofrer lesões, principalmente aqueles que realizam seus treinos sem uma preparação correta. Assim, a Fisioterapia Desportiva é uma especialidade da fisioterapia que busca a reabilitação, prevenção e atenção ao atleta amador e profissional.

Lesões do Esporte

A lesão é um acometimento indesejável e desagradável na vida do atleta. Mas é, infelizmente, um mal de todos os atletas, profissionais ou amadores. Pode vir acompanhada de dor, desconforto e até mesmo a incapacidade de continuar treinando.

As lesões mais comuns na prática esportiva são os entorses, contusões, luxações, fraturas, distensões, cãibras e tendinites. Todas essas lesões podem ser em consequência de traumas ou trabalho excessivo da musculatura, afetando significativamente os músculos, tendões e estruturas ósseas na região acometida.
Até em pequenas lesões, deve haver intervenção precoce, pois não se pode esquecer que mesmo aparentemente sem importância, quando não tratadas, podem transformar-se em lesões graves, incompatíveis com a carreira esportiva.
A Fisioterapia atua nos praticantes de esportes, principalmente atletas, e é elaborada de forma a atender as necessidades do paciente, abordar as deficiências específicas e levar em conta as demandas funcionais para o retorno ao esporte.

O tratamento fisioterapêutico tem como objetivos da reabilitação:
– Eliminar a dor;
– Recuperar a flexibilidade, a força muscular e a estabilidade da área lesada;
– Realizar treinamento proprioceptivo, para ganho de segurança, confiança, força, agilidade e coordenação;
– Retornar o paciente à sua prática esportiva o mais rápido possível e com segurança, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão;
– Permitir a prática de atividade física sem sintomas e riscos;
– Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas;
– Manter e promover a qualidade de vida e a condição do sistema musculoesquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento.

O retorno à atividade esportiva será gradual e somente quando o paciente tiver condições fisiológicas para o exercício, não apresentando sintomas durante a reabilitação.

Técnicas Fisioterapêuticas na Reabilitação Esportiva

Dependendo do tipo e local da lesão e as necessidades do paciente devido sua modalidade esportiva, a fisioterapia dispõe de alguns recursos para seu tratamento. Dentre os recursos estão a cinesioterapia, terapia manual, eletroterapia, treino funcional, massoterapia, estabilização segmentar, bandagem funcional e controle progressivo do retorno à prática esportiva com exercícios de fortalecimento e Pilates.