Ginástica Laboral e Qualidade de Vida nas Empresas

Na atualidade, o mercado, ao mesmo tempo em que expõe os indivíduos a níveis elevados de tensão e estresse, tem voltado suas discussões para programas de qualidade de vida e prevenção de doenças.

Essas discussões tornam-se ainda mais evidentes e necessárias, à medida que são observadas a influência positiva e os diversos benefícios do investimento na saúde e qualidade de vida do profissional (funcionário) junto aos objetivos de crescimento da empresa, garantindo, consequentemente, qualidade em prestação de serviços e produtos.

E é neste contexto que entra o trabalho da fisioterapia preventiva, principalmente com a Ginástica Laboral.

Essa Ginástica pode ser definida como a prática de exercícios físicos, realizada coletivamente, durante a jornada de trabalho, prescrita de acordo com a função exercida pelo trabalhador, tendo como finalidade a prevenção de doenças ocupacionais, promovendo o bem estar individual por intermédio da consciência corporal: conhecer, respeitar, amar e estimular o seu próprio corpo (LIMA, 2004).

A Ginástica Laboral também atua como um instrumento de promoção da saúde e do desempenho profissional. Assim, a partir da diminuição do sedentarismo, do controle do estresse e da melhoria da qualidade de vida, o aumento da performance profissional, pessoal e social ocorrerá naturalmente.