Pilates

O Pilates, criado no século XX pelo alemão Joseph H. Pilates, é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental. Trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, focando na qualidade dos movimentos ao invés da quantidade.

Na Fisioclínica Vinhedo todas as sessões de Pilates são realizadas individualmente para uma eficácia melhor da aplicação da técnica e resultados mais satisfatórios.

Princípios do método:
– Ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve);
– Associa um treino de força e flexibilidade, que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos;
– Exercícios de baixo impacto;
– Prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.
Benefícios:
– Proporciona o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada;
– Controle da respiração, proporcionando ao praticante controlar a ansiedade;
– Diminuição do stress e dores crônicas;
– Desenvolve consciência e equilíbrio corporal;
– Melhora a coordenação motora e a mobilidade articular;
– Prevenção e tratamento de lesões musculoesqueléticas.

Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas.

Pilates Clínico

Essencial no caso de pacientes com necessidades especiais, apresentando indicações específicas de reabilitação, reequilíbrio e fortalecimento do sistema musculoesquelético, a fim de que seu corpo retorne ao quadro de funcionalidade normal.

Pilates na Gestação

O Pilates em Gestantes tem como objetivo favorecer o bom desenvolvimento da gestação, prevenindo dores e desconfortos posturais, como também auxilia no trabalho de parto e na reabilitação pós-parto. Evita também a incontinência urinária, com o fortalecimento perineal. Por fim, mobiliza as articulações, facilitando a drenagem linfática para reduzir edemas.

Pilates Fitness

O Pilates Fitness é uma modalidade que objetiva o condicionamento físico do corpo. É indicada para quem deseja conquistar um abdômen definido, um corpo firme e não gosta de academias.

Pilates para a Melhor Idade

São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos Idosos, como maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade (musculatura mais alongada), aumento da consciência corporal e postural, alívio do estresse, melhora da capacidade respiratória, melhora da autoestima, entre outros.

Todos esses fatores contribuem para a melhora da qualidade de vida, diminuem os riscos de quedas e suas consequências, aliviam as dores articulares e aumentam a autoestima do idoso.