Psicologia

Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. Isso significa que a psicologia se dedica a analisar as sensações, emoções, percepções e pensamentos das pessoas, com o objetivo de ajudá-las a lidar melhor consigo mesmas, com as pessoas com quem convivem e as situações cotidianas que enfrentam.

É importante não confundir a Psicologia com outras ciências, como a Medicina, a Biologia ou mesmo a Filosofia. Cada uma delas tem o ser humano, seu ambiente físico e social como objeto de estudo, mas nenhuma delas trata especificamente da relação de todos esses aspectos com o cotidiano das pessoas.

Pela mesma razão, não se deve confundir o psicólogo com os profissionais dedicados a essas ciências.

O psicólogo não é um médico que mexe com a cabeça das pessoas, ele é um profissional especializado em auxiliar as pessoas a compreender as causas e os efeitos de todos esses comportamentos, sensações e emoções em seu dia-a-dia.

Para isso, desenvolve uma relação de confiança com seus pacientes, na qual busca criar uma “área segura” (com espaço físico e horários delimitados, por exemplo) para tratar de quaisquer assuntos que interfiram no bem-estar diário de cada um.