Psicopedagogia

Psicopedagogia trata de processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. O profissional identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo a ser aprendido e, fazendo uso de conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia analisa o comportamento do paciente, enquanto aprendente.

O processo visa a construção do conhecimento, e não apenas o produto final. Essa construção é feita através de diversos recursos: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos e outras maneiras que serão analisadas e escolhidas durante os atendimentos.

O trabalho de Psicopedagogia visa também orientar pais e educadores e promove intervenções com as instituições escola e família.

Com o apoio e intervenção adequada de um profissional da psicopedagogia, o paciente pode ter sucesso na vida escolar e social, assim como progredir em carreiras bem-sucedidas ao longo da vida.

A Psicopedagogia atua, também, com adultos que necessitam de auxílio para se organizar e planejar suas carreiras profissionais.