RPG (Reeducação Postural Global)

Reeducação postural global, popularmente conhecida como RPG, é uma técnica que se dedica a ensinar novamente as pessoas a se posicionarem de forma correta, a se sentar e até a respirar adequadamente.

Quem nunca se queixou ou sofreu com dores no sistema musculoesquelético, que compõe a máquina complexa que é o corpo humano? Quando não é decorrente de acidentes ou de processos degenerativos que alteram a anatomia humana, a dor sinaliza que a postura está alterada. E é ela, a postura, o foco da reeducação postural global, técnica fisioterápica que foi desenvolvida na França em 1981 por Philippe Souchard. A técnica age sobre o equilíbrio biomecânico restabelecendo o eixo postural fisiológico e normalizando a função musculoesquelética.

A técnica pode ser usada em pacientes de todas as idades, respeitando sempre os limites de cada indivíduo. Em crianças deve-se iniciar o tratamento assim que haja compreensão para executar os exercícios de forma adequada, ou seja, por volta dos 6 a 7 anos.

O diagnóstico precoce associado ao tratamento adequado, por exemplo, no caso de uma escoliose, possibilita um prognóstico melhor.

Na primeira sessão com o paciente, são avaliadas sete zonas do corpo para identificar a causa da dor e da alteração postural. “Examinamos cervical, a lombar, o quadril, os joelhos, os pés e os ombros, além de verificar o fluxo da respiração do indivíduo, detalhe que compromete radicalmente o equilíbrio postural da pessoa. O homem desaprendeu a respirar e passa a maior parte do tempo sentado de forma incorreta. Temos uma defasagem entre o ar que entra e o que sai dos pulmões. E esses fatores passam desapercebidos até surgirem as dores e os desequilíbrios”.

As sessões são realizadas semanalmente. As posturas visam restabelecer equilíbrio entre força, flexibilidade e consciência corporal, proporcionando alivio de dores e bem estar imediato ao final de cada sessão e também podem evitar surgimento de novos problemas.